DICAS TENDÊNCIA

Dicas de como usar uma gravata

As gravatas são um elemento de construção do profissional, reafirmando suas próprias ideias de mundo e conceituando-se um importante cartão de visitas. É através delas que muitas primeiras impressões positivas são conquistadas e, por isso, a escolha da gravata perfeita para uma reunião importante ou um evento formal nem sempre é uma tarefa fácil.

Como escolher a gravata ideal?

Para escolher o modelo ideal, é fundamental termos em mente os compromissos do dia e a impressão que desejamos passar em cada um deles. Fatores como cor, estampa, forma e até comprimento da gravata podem dizer muito sobre um indivíduo, sendo indispensável uma pesquisa prévia para garantir que está fazendo a escolha certa.

A gravata é um componente que faz toda a diferença em qualquer traje masculino, seja ele social ou um pouco mais casual, e tem a função de transmitir uma maior formalidade à composição.

Situações especiais e do cotidiano exigem o uso desse acessório, o que torna imprescindível que o homem saiba fazer o nó da gravata perfeitamente para sempre demonstrar seriedade quanto ao evento que está atendendo.

Dicas preciosas:

  • O nó deve estar em harmonia com os demais elementos do terno, tais como a lapela e o colarinho. Além disso, deve estar confortável para o usuário: o incômodo significa que o nó não foi feito da maneira correta.
  • Outro elemento que influencia na escolha do melhor nó é o tecido da gravata. Um tecido mais grosso não é recomendado para nós volumosos, já a seda pura fica excelente em nós duplos.

Conheça os principais nós de gravata

Entre os nós mais utilizados e com menor grau de complexidade para serem feitos estão os modelos Windsor e Semi-Windsor, considerados os nós mais elegantes e apropriados para serem usados com colarinho.

  • Windsor

Feito com laçada dupla, este modelo, por ser um nó cheio, fica impecável com gravatas que são feitas com tecidos mais finos. É indicado para casamentos e outros eventos formais.

  • Semi-Windsor

Menos denso que o modelo Windsor, este nó é realizado com uma única laçada, porém a recomendação por gravatas de tecidos finos se mantém. Comumente utilizado pelos jovens, o Semi-Windsor é um nó que pode ser utilizado em eventos informais e combina com camisa de colarinhos clássicos e colarinho aberto.

É sempre recomendada a presença de gravatas no seu guarda-roupa, mesmo que o uso do acessório não seja obrigatório no seu trabalho, já que, além de ser uma peça de estilo, as gravatas serão necessárias em diversas situações ao longo da vida