DICAS

Para você que usa gravata, explicamos direitinho como harmonizar cores, padrões e estampas.

Por ser um item que possui diversas variações, como estampas e cores, a gravata dá trabalho aos homens que ainda não estão acostumados com essa peça na composição do seu visual.

Por isso, confira algumas dicas que a FMW separou pensando em te ajudar a combinar corretamente a gravata com os mais diversos tipos de camisa:

Camisa branca

Aqui não tem segredo. Gravatas estampadas, listradas, xadrez e coloridas combinam com a camisa branca devido à sua tonalidade neutra, que oferece contraste e separa de forma clara os elementos.

No entanto, dê preferência às gravatas menos chamativas em ambientes corporativos como bancos e empresas mais tradicionais.

Camisa rosa

Tons complementares à cor da camisa, como é o caso do bordô, dão um resultado agradável e costumam combinar com maestria.

Camisa azul

Se você quer um visual mais discreto, gravatas em tons de cinza ou azul cumprem bem o papel. Contudo, se você deseja um toque mais vivo, o vinho e o amarelo são opções viáveis e estilosas.

Camisa xadrez

O tabu de que camisa xadrez só combina com gravata lisa não existe mais. Fique atento somente ao tamanho da estampa da camisa, já que a figura da gravata sempre deve ser maior. Assim, você evita que o desenho presente nela não se destaque e suma completamente.

Camisa listrada

Para combinar camisa listrada com gravata, você deve optar por uma gravata mais escura do que a camisa.

Fora isso, o que vale é o bom senso para que, ao escolher uma gravata estampada, por exemplo, não ocorra “briga” entre ambos os desenhos.

Para mais dicas de roupa masculina, fique de olho no nosso site.