DICAS

A roupa ideal para cada ocasião

Você já passou pela situação de receber um convite para algum evento e não ter a mínima ideia do que vestir? Mesmo com termos como traje esportivo, esporte fino, traje social e black-tie sendo especificados no convite para essas ocasiões, grande parte das vezes não sabemos o que eles significam.

Por isso, com o objetivo de ajudar você a escolher a roupa ideal para cada dress code masculino, a FMW selecionou algumas dicas cruciais. Confira:

Traje esportivo

Na maioria dos eventos informais, é requisitado o traje esportivo aos convidados. Apesar do nome rebuscado, este termo informa ao leitor que ele está indo a um ambiente informal e que pode usar roupas mais despojadas, como jeans, calça de sarja, polo, sapatênis, bota e tênis.

Atenção: despojado neste caso não significa largado. Logo, não apele para bermudas tactel e camisas muito cavadas.

Esporte fino

O esporte fino é um dress code exigido para ambientes que não são tão formais ao ponto de pedir aos seus convidados a utilização de terno e gravata, mas que, por outro lado, não são tão informais quanto o traje esportivo. Os eventos que geralmente demandam esporte fino são almoços de negócios, eventos da empresa, concertos e peças de teatro.

O recomendado é utilizar peças como sapato de camurça, sapatos sociais e terno com cores claras.

Traje social

Se você foi convidado para um casamento, formatura, coquetel, ópera ou demais eventos de grande importância, a vestimenta solicitada será o traje social.

Nesta situação, você deve ir com terno completo, isto é, paletó, calça, camisa social e gravata. A única alternância será em relação à coloração, visto que no período da tarde as cores mais claras são bem-vindas, enquanto a noite pede um visual mais escuro.

Black-tie

Se você já foi a um jantar de gala, deve ter notado como é o visual black-tie. Nele, é obrigatório o uso de camisa branca, gravata borboleta preta, faixa preta e sapatos pretos.

Vale ressaltar que esse tipo de vestimenta só pode ser utilizada depois das 18h.