DICAS ESTILO

Dicas de visual para convidados em casamento

Terno, costume ou smoking? Quando surge um convite para um casamento, muitos homens costumam ficar em dúvida sobre qual é a melhor peça para utilizar na ocasião, já que a cerimônia matrimonial requer a utilização de um traje mais tradicional.

Antes de tudo, é preciso observar se há especificação de traje no convite. Em caso negativo, é essencial escolher algo dentro da proposta.

Confira algumas dicas que a FMW separou sobre as melhores peças para usar nesse dia:

  • Traje esporte fino

Entre as combinações de roupa para um casamento, o esporte fino é sem dúvidas o traje mais casual. É geralmente usado para cerimônias durante a tarde, o que permite a utilização de peças mais claras.

Nesse tipo de vestimenta, o uso do terno e gravata é dispensável. Você pode optar por um blazer com camisa e um sapato que não seja formal. No entanto, evite utilizar tênis e procure usar calças de sarja ou social.

  • Black Tie obrigatório

Caso o convite seja específico e esteja pedindo esse tipo de traje, basta compor o visual com um smoking, camisa branca, gravata borboleta, faixa ou colete e sapato preto. O Black Tie é a combinação mais formal em trajes para casamento e, geralmente, é recomendado para padrinhos.

  • Black Tie opcional

Ao contrário do obrigatório, se o traje não estiver especificado no convite, você pode dispensar a gravata borboleta e escolher usar uma gravata fina preta, por exemplo. No Black Tie opcional, o uso de coletes ou faixas também não é necessário. No entanto, o sapato preto é fundamental.

O smoking também é dispensável, porém o terno precisa estar em perfeito estado e com o corte ideal. Opte por utilizar peças que fujam do Black Tie obrigatório para não ficar parecido com os padrinhos ou o noivo.

  • Traje social (passeio completo)

Composto por paletó, calça, camisa, gravata e sapato, o traje social é o mais comum para os convidados em casamentos. Caso a cerimônia seja noturna, utilize cores escuras no terno.

Escolha a cor de camisa e gravata que preferir, mas evite cores fortes e chamativas. Busque combinar o cinto com o sapato, preferindo uma cor mais neutra – mas não necessariamente o preto. O lenço deve ser utilizado com dobradura reta.

Anote as dicas para garantir um visual mais elegante e continue acompanhando o blog e as redes sociais da FMW para não perder nenhuma novidade.