DICAS

7 acessórios masculinos indispensáveis no guarda-roupa de qualquer homem

Todo bom visual masculino, do mais ousado ao mais conservador, começa com uma camisa de qualidade, de bom corte e tecido de primeira linha. A partir daí, as escolhas são infinitas para compor o estilo que seja mais fiel a quem você é. Mas justamente por ter tantas opções, muitos homens acabam com medo de errar e não exploram todas as possibilidades na hora de montar o visual. Pensando nisso, nós da FMW escolhemos alguns acessórios masculinos que consideramos fundamentais e oferecemos algumas dicas de como usá-los a seu favor. E você, acha que falta algo na lista? Tem alguma dica também? Deixe sua sugestão nos comentários!

1 – Sapato

Toda boa camisa merece um bom calçado para acompanhar. Aqui o foco é na variedade: sempre tenha algumas opções para toda ocasião que surgir. Para um evento formal, um bom par de sapatos sociais de couro, sempre com as meias acompanhando a cor do calçado; para situações mais descontraídas, mas sem perder a elegância, pode apostar no sapatênis (sempre um coringa no guarda-roupa) ou o modelo Oxford, perfeito para acompanhar peças de alfaiataria. Tênis, só se for sem amortecedor – deixe aquele Nike ou Mizuno que parece uma nave espacial para a academia. E lembre-se: sapatos são peças que duram muitos anos quando são bem cuidadas – vale mais a pena investir na hora de escolher um bom par de calçados do que economizar e se arrepender depois

2 – Óculos

Um par de óculos pode trazer muita sofisticação para o visual de qualquer homem. Se você não precisa de lentes de grau, fique com os óculos escuros. O conselho é procurar por modelos que complementem as características do seu rosto: traços mais redondos pedem por óculos mais retangulares; e rostos mais estreitos ou com traços bem marcados aceitam bem lentes mais arredondadas. E óculos também é saúde! Compre sempre modelos com proteção UV e de marcas conhecidas – camelô, nem pensar.

3 – Cinto

Todo homem no planeta Terra tem um cinto no guarda-roupa, mas são poucos os que sabem usar esse acessório para compor o visual. Para ocasiões formais, a regra é clara: sapato preto com cinto preto e sapato marrom com cinto marrom. O tom de um ou de outro pode variar um pouco, mas é isso. Agora, as situações informais dão mais espaço para a criatividade: cintos com texturas ou fivelas diferentes dão um up no estilo sem pesar muito na composição. No geral, para trajes informais no dia a dia, preste mais atenção à roupa do que à cor do sapato na hora de escolher o cinto. E cuidado com fivelas muito grandes – além de desconfortáveis, podem chamar mais atenção do que você gostaria para seu acessório.

4 – Bolsa

Não tenha medo das bolsas masculinas. Elam são muito práticas para o dia a dia e são a diferença entre um homem sério e um adolescente com mochila nas costas. Para o trabalho, busque por desenhos neutros e cores sóbrias, como tons de marrom ou negro. Para sair, vale ousar em cores ou texturas mais chamativas, sempre combinando com o resto da composição. Evite bolsas muito grandes, para não ficar com cara de entregador de cartas!

5 – Chapéu

Por séculos foram acessório obrigatório na cabeça de todo homem de respeito. Perderam seu espaço na segunda metade do século XX, mas voltaram com força nos últimos anos. E não é à toa: além de proteger do sol e do frio, chapéus são um ótimo recurso para o homem que quer diversificar o estilo sem perder o charme. Mas cuidado, um chapéu que não se integra com o resto do visual pode facilmente dar aquele ar de “forçou a barra”. Modelos mais tradicionais, como o Panamá, Fedora ou Hamburg, vão bem em casamentos ou eventos formais. Para o dia a dia, estão em alta principalmente entre os jovens os modelos descontraídos, de tecidos mais leves ou até com estampas. Só considere se o chapéu está de acordo com a sua idade e com a impressão que quer causar. E lembre-se de se adequar ao clima: peças de palha ou seda são ideais para se proteger do calor, e o feltro vai muito bem contra o friozinho do inverno.

6 – Carteira

É fácil de esquecer delas como acessório de moda, mas uma carteira diz muito sobre seu dono. E elas aparecem sempre em situações importantes, como na hora de trocar cartões de visitas, mostrar documentos ou pagar a conta daquele jantar a dois. Evite carteiras muito volumosas e carregue apenas o essencial – se usa talão de cheques, tenha somente algumas folhas com você. Os modelos mais finos e discretos, de couro e cores neutras, são ótimos para situações de terno e gravata porque não marcam a roupa. E até em situações mais descontraídas, mostram na hora que seu proprietário é um homem elegante e de respeito – por isso muitos jovens estão escolhendo esse tipo de modelo, que só tem a somar no visual de qualquer homem. Pense bem antes de apostar em uma carteira colorida ou engraçadinha: podem ser uma boa se seu ramo de trabalho é menos conservador, como na área cultural ou de tecnologia, mas podem trazer uma impressão indesejada em uma reunião de negócios mais tradicional.

7 – Gravata

Ela não poderia ficar de fora, não é mesmo? Vamos lá: a regra geral é aproximar a cor da gravata com o terno, e contrastar com a da camisa. Por isso camisas brancas ou de cores claras são fundamentais no guarda-roupa, pois te dão muitas opções de ternos, blazers e gravatas de padrões diferentes para combinar. Se a camisa for listrada ou xadrez, prefira uma gravata de cor sólida – e o contrário também é verdade. Se quiser ousar e montar um look mais moderno, aposte em cores chamativas, como rosa ou verde-limão, mesclando com peças de tom neutro para amortecer o impacto e não parecer muito extravagante. Tenha extremo cuidado com gravatas com estampas de desenhos; o tiro pode sair pela culatra e ao invés de um visual irreverente você fica com cara de menino de 12 anos.